Você sabe o que é “holocracia”? Descubra agora!
15/07/2019

Bastante popular nas empresas do Brasil e mundo, a holocracia é um sistema de organização que tem dado fim às hierarquias dentro de uma instituição. Quer saber como funciona? Continue a leitura.

Como funciona a holocracia?

A holocracia é um sistema de organização onde não existe hierarquia ou chefes. Os profissionais são divididos conforme as suas aptidões ao exercer diferentes funções dentro da empresa.

Como não existem divisões de poder, um estagiário poderá dar opiniões e ter poder de decisão igual ao de um chefe, já que todos teriam a mesma importância e participação dentro da instituição.

Quais os benefícios da holocracia no ambiente de trabalho?

A holocracia tem gerado benefícios importantes para empresas e profissionais que vêm testando o método. Confira abaixo algumas das mudanças encontradas por eles:

Distribuição da autoridade

Como não existe apenas um chefe, os funcionários possuem mais liberdade para tomar decisões em conjunto e dar ideias do que pode ser melhorado dentro da sua área de atuação, com a certeza de que serão ouvidos pelos demais colaboradores.

Mudança na estrutura organizacional da instituição

Em uma empresa pautada no regime de holocracia, as funções dos empregados dentro da mesma não são fixas, permitindo que eles aprendam ou aprimorem sobre diferentes atividades da empresa.

Além disso, as funções de cada colaborador podem ser mudadas diariamente, a depender da necessidade daquele negócio naquele período, o que dá maior agilidade para a instituição.

Estabelecimento de regras claras

Mesmo não possuindo uma figura de autoridade dentro da empresa, é preciso seguir regras para que a execução dos projetos dentro da instituição se dê de forma padronizada e ágil. Assim, os funcionários desenvolvem uma comunicação clara com seus colegas e promovem transparência dentro das suas atividades, o que diminui a incidência de conflitos.

Funcionários mais felizes e focados com o trabalho

O sistema de holocracia promove o desenvolvimento de talentos dentro da empresa, já que eles conseguem ter uma visão mais ampla de todo o funcionamento da mesma. Assim, eles podem aprimorar suas habilidades nas funções que tem aptidão e aprender sobre aquelas que comumente eram desempenhadas por outras pessoas, mas que possuem efeito direto no resultado final.

Entretanto, um ponto considerado como desvantagem na holocracia seria o momento de adaptação para essa nova realidade da empresa, já que sem um chefe, os setores podem ficar bagunçados, além dos funcionários ficarem perdidos sobre quais funções desempenhar.

E então, vale a pena sugerir a aplicação do sistema de holocracia dentro da empresa em que você trabalha? Essa é uma ótima forma de aprimorar diferentes habilidades e aprender a tomar decisões dentro da instituição.

E que tal aprender mais algumas dicas para alavancar sua carreira no Comércio Exterior? Baixe o nosso e-book e confira!

Direção,

Marcus Vinicius Franquine Tatagiba

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!