Supersafra faz Tocantins ter o maior volume de exportações já registrado
23/01/2018

Balanço do Ministério do Comércio Exterior aponta crescimento de 50% nas vendas para o exterior. A safra de soja e a demanda da China pelo produto foram as grandes responsáveis pelo recorde.

Tocantins teve o maior volume de exportações já registrado em 2017. Os dados do balanço final para o ano foram divulgados pelo Ministério do Comércio Exterior e apontam um crescimento de mais de 50% em relação a 2016. Foram vendidos US$ 951 milhões em produtos do Tocantins a outros países ao longo do ano. A China segue sendo a maior cliente, levando quase 60% do total.

A supersafra de soja associada ao apetite dos chineses pelo produto é a principal responsável pelo resultado. 79% de todas as exportações do estado estão ligadas a soja, seguidas da carne congelada e do milho. A série histórica começou em 2000 e o melhor resultado até então era para 2015 com US$ 901 milhões, já que em 2016 a crise econômica e problemas climáticos prejudicaram a safra.

Outra mudança importante foi nas importações, que não bateram recordes, mas tiveram crescimento de 84% com relação a 2016. O óleo diesel, usado como combustível para veículos de carga assumiu a liderança no ranking de produtos mais comprados pelo Tocantins no exterior. Especialistas explicaram que o resultado tem relação com o funcionamento de novos modais de logística e também com a mudança na política de preços da Petrobras.

Os resultados de 2018 vão depender do volume de chuvas até o meio do ano e da produtividade da safra. A economia do Tocantins é fortemente ligada ao agronegócio e os resultados da balança comercial normalmente acompanham os indicadores do setor.

Fonte: G1 Tocantins

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!