Mais de 50 grandes empresas se reúnem para destravar comércio exterior
08/05/2018

Fórum de Competitividade das Exportações (FCE) da CNI propõe mudanças na política comercial brasileira em tributação, facilitação e desburocratização, logística e infraestrutura e financiamento e garantias às exportações

O presidente da GE Celma, Júlio Talon, assumiu o Fórum de Competitividade das Exportações (FCE) da Confederação Nacional da Indústria (CNI), neste ano, com a tarefa de ampliar a inserção da indústria no cenário internacional. Criado em março de 2016, o FCE-CNI reúne cerca de 50 grandes empresas exportadoras cada vez mais engajadas na melhoria da política comercial brasileira. Atualmente, o Brasil é a 8ª economia do mundo e apenas o 24º exportador.

Na próxima quinta-feira, 10 de maio, o FCE se reúne para apresentar sua agenda de trabalho e as prioridades do fórum à secretária-executiva da Câmara de Comércio Exterior, Marcela Carvalho, em quatro temas: tributação do comércio exterior, facilitação e desburocratização do comércio exterior; logística e infraestrutura no comércio exterior; e financiamento e garantias às exportações.

Segundo Talon, a exportação não pode ser vista apenas como uma válvula de escape para épocas de crise. O Brasil precisa de uma estratégia consistente e duradoura para garantir sua integração às cadeias globais de valor. Países exportadores, diz, são mais produtivos, oferecem melhores empregos, produtos de qualidade e as empresas ampliam sua carteira de clientes e diversificam seus riscos.

“Percebemos que no Brasil ainda falta um trabalho de equipe, uma interação e um engajamento entre o setor produtivo. É essa lacuna que o FCE está preenchendo. Os empresários querem defender suas demandas, mas é buscando soluções conjuntas que o Brasil realmente vai se tornar uma economia competitiva e uma economia de primeiro mundo”, diz o executivo.

Júlio Talon explica que os temas são tratados em grupos técnicos, que identificam os problemas, fazem diagnósticos e traçam uma estratégia de defesa de interesses para a sua solução, por meio de uma interlocução ativa e transparente com o governo.

Conheça o novo Curso da Abracomex, Startup Importação – Como iniciar o seu próprio negócio no Comércio Exterior. Clique aqui e visite a página do curso.

Fonte: Agência de Notícias CNI

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!