Linha comercial Vitória-China aumenta capacidade de exportação e importação
05/07/2017

A rota comercial Vitória-China, inaugurado nesta terça-feira (27), aumentará a capacidade de importação e exportação do porto. No sábado (1º) um carregamento de granito capixaba será embarcado no Terminal de Vila Velha (TVV) com destino ao Porto de Zhuhai, na China, pelo navio chinês Tian Qi.

 

Segundo Luis Claudio Montenegro, presidente da Codesa, essa parceria vinha sendo debatida desde 2010, mas só agora foi concretizada.  “€É preciso planejar e acreditar”€, destaca.

Conforme explicou o superintendente de Projetos do Porto, Walter Arruda, a diferença dessa linha é que antes o desembarque da carga na China era realizado ao largo, na barra, de onde o produto era colocado em balsas e estas levavam para os portos destinados. Esse tipo de operação limita bastante o tipo de carga, não permitindo, por exemplo, a movimentação de contêineres.

Mas, a partir da linha direta o navio ficará abrigado, atracado no Porto de Zhuhai Gaolan, na província de Guangdong. Além dessa mudança de logística para atrair mercado, o Porto de Zhuhai flexibilizou custos e já vem sendo procurado por outros armadores interessados na rota direta com o Brasil por meio do Porto de Vitória.

Fonte: ES HOJE

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!