Para realizar operações de exportação e importação o primeiro passo é habilitar a sua empresa no Radar Siscomex por meio de senha obtida junto à Receita Federal do Brasil – RFB.
Iniciaremos a série de conteúdos produzidos pela Abracomex em parceria com o Carlos Araújo, professor e Despachante Aduaneiro, com o tema: Habilitando a sua empresa no Radar Siscomex.
O Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros – RADAR, criado pela Secretaria da Receita Federal (SRF), hoje denominada Receita Federal do Brasil (RFB), atua em fiscalização aduaneira, e incorpora em seu processo a habilitação no Siscomex – Sistema Integrado de Comércio Exterior.
Operar no comércio exterior brasileiro não é tarefa das mais simples. Por aqui temos de estar atentos para com as obrigações aduaneiras, logísticas, tributárias e fiscais, e é preciso ser especialista no assunto para evitar multas e atrasos.
A primeira obrigação que o interessado precisa ter é a habilitação no Radar/Siscomex. Esta habilitação é concedida pela Receita Federal do Brasil a todos os intervenientes do comércio exterior, sobretudo importadores e exportadores.
A inclusão neste sistema tornou-se um controle prévio que evitar que empresas utilizem os negócios de importação ou exportação como forma de fraudar o fisco, praticando contrabando ou descaminho.
Neste vídeo explicamos a importância deste sistema, além de mostrar as várias possiblidades de habilitações, que se diferencia pelo tamanho e habitualidade do importador ou exportador.
Conheça o Curso de Formação para Despachante Aduaneiro da Abracomex. Clique aqui e conheça mais sobre este curso.
Material produzido: Carlos Araújo, professor e Despachante Aduaneiro e autor do Comexblog.com