Exportações do Rio Grande do Sul alcançam mercado de 210 países
22/05/2017

O Rio Grande do Sul é o estado brasileiro que tem a exportação como principal gerador de sua economia. Em torno de 20% do que é produzido pela indústria de transformação é exportado e o agrobusiness (a soja em especial) é outro segmento líder no comércio exterior.

Enquanto nos anos 2000 as exportações chegaram a 176 países, em 2016, o número alcançou 210. Os principais destinos são China, Argentina e Estados Unidos.

O tema foi pauta hoje durante o lançamento do 45º Prêmio Exportação RS, no Sheraton Hotel. O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evandro Fontana, afirmou que o governo do Estado está criando condições para garantir competitividade ao setor no mercado global. A vinda da Fraport AG Frankfurt para administrar o aeroporto Salgado Filho deverá contribuir para o desenvolvimento da logística.

O prêmio Exportação RS é considerado o maior evento do segmento no Sul do Brasil, distinguindo as empresas que obtiveram os melhores resultados mercadológicos e desenvolveram estratégias inovadoras para incluir produtos no mercado internacional.

Para o presidente do Conselho do Prêmio Exportação RS, Ricardo Malcon, o mercado internacional representa uma oportunidade num ambiente de economia interna desfavorável. “É preciso políticas públicas de incentivo, acordos comerciais no âmbito internacional, logística eficiente e qualidade das entregas das empresas para garantir competitividade”, alertou.

Fonte: Folhadomate

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!