A exportação de veículos pelo Porto de Paranaguá, Litoral do Paraná, cresceu 142% entre os meses de janeiro a agosto deste ano. O dólar em alta é o principal motivo.
De acordo com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), também a queda nas vendas internas, além do câmbio favorável, contribuiu para o embarque de 58 mil e 518 unidades de veículos para exportação, volume superior as 24 mil 226 unidades exportadas no mesmo período de 2015. No geral acumulado de 2016, foram transportadas 32 milhões e 900 mil toneladas.
O Porto de Paranaguá também registrou aumento de 28% na exportação de cargas gerais e de 36% na exportação de granel líquido nos primeiros oito meses do ano.
Para o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, o aumento é reflexo dos investimentos aplicados no Porto. “Quem bate o recorde é o agricultor, é o comércio, e a indústria. O que nós estamos fazendo é tratar melhor os nosso clientes”, comemora.
Ainda de acordo com a Appa, a importação de trigo teve um aumento ainda mais expressivo: 268%, na comparação com o ano anterior. O sal apresentou alta de 87%; já a cevada e o malte apresentaram alta de 115%.
No Porto de Antonina a movimentação de cargas apresentou alta de 58% nos primeiros oito meses de 2016. A alta foi alavancada pela exportação de açúcar, com aumento de 68% se comparado com 2015, pela exportação de farelo e importação de fertilizante.
Fonte: Paraná Portal
Para realizar cursos e conquistar a habilitação para trabalhar em comércio exterior, visite o site oficial do mercado: www.abracomex.org