Empresários egípcios vêm ao Brasil para a Apas
16/02/2018

Uma delegação com 22 representantes de companhias do país pretende visitar São Paulo na época da Feira da Associação Paulista de Supermercados, em maio.

A Câmara de Comércio Árabe Brasileira participou de seminário e reunião com o Conselho de Exportadores de Alimentos do Egito, organizados pelo Ministério da Indústria e Comércio do país, nesta quarta-feira (06), no Cairo. Cerca de 70 empresários egípcios compareceram ao encontro.

O presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun, o diretor-geral, Michel Alaby, e o assessor de projetos especiais da entidade, Tamer Mansour, falaram sobre o Fórum Econômico Brasil-Países Árabes, que será realizado no dia 02 de abril, em São Paulo, do acordo de livre comércio Mercosul-Egito e da participação de empresas árabes na Feira da Associação Paulista de Supermercados (Apas), em maio.

Segundo Mansour, o ministério egípcio pretende organizar uma missão comercial com 22 empresários do ramo de alimentos para vir ao Brasil na época da Apas, com apoio da Câmara Árabe. A entidade mantém na mostra há anos um pavilhão com estandes para expositores árabes. “Eles (os egípcios) nos disseram que gostariam de trabalhar mais próximos da Câmara Árabe”, declarou Mansour.

O acordo Mercosul-Egito foi outro tópico quente do evento. Os egípcios querem antecipar a desgravação de alguns produtos que fazem parte do tratado e tentam convencer o bloco sul-americano a aprovar as alterações. Em entrevista coletiva realizada após o seminário, boa parte das perguntas dos jornalistas locais foi sobre este tema.

Divulgação

Os executivos da Câmara Árabe ainda convidaram os empresários e autoridades egípcias a participar do Fórum Econômico Brasil-Países Árabe, organizado pela entidade brasileira. Além dos empresários, participaram da reunião o primeiro subsecretário do Ministério da Indústria e Comércio, Ahmed Anter, a CEO da Agência de Desenvolvimento de Exportações do Egito, Sherine El Shorbagi, e o embaixador do Brasil no Cairo, Ruy Amaral.

Também na quarta-feira, os representantes da Câmara Árabe estiveram com o subsecretário-geral para Assuntos Políticos da Liga Árabe, Hossalmedin Zaki, e reforçaram o convite feito ao secretário-geral da Liga, Ahmed Aboul-Gheit, para participar do fórum em São Paulo.

Convidaram também para o fórum executivos do centro de logística e zona franca do Canal de Suez, que têm interesse em falar sobre oportunidades de investimentos no Egito.

À noite, um jantar reuniu os diretores da Câmara, autoridades do Ministério da Indústria e Comércio e empresários dos ramos de fertilizantes, petroquímicos, têxteis, produção agrícola, da indústria alimentícias e da Associação dos Exportadores Egípcios (Expolink).

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!