Brasil Central prepara ações para o comércio exterior
21/03/2018

O projeto Estratégia Unificada de Exportações, elaborado pela consultoria Macroplan, que presta serviço ao consórcio, foi apresentado em reunião coordenada pelas Secretarias de Gestão e Planejamento e de Desenvolvimento de Goiás, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.

O Consórcio Brasil Central (BrC), grupo formado pelos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia e Maranhão, além do Distrito Federal, prepara um conjunto de ações para impulsionar o comércio exterior do grupo. O projeto Estratégia Unificada de Exportações, elaborado pela consultoria Macroplan, que presta serviço ao consórcio, foi apresentado em reunião coordenada pelas Secretarias de Gestão e Planejamento e de Desenvolvimento de Goiás, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.

De acordo com o presidente da consultoria, a Estratégia Unificada de Exportações se baseia em três pilares. O primeiro depende de questões internas, como logística, burocracia e legislação, que podem contribuiu ou dificultar o desenvolvimento de qualquer economia. Os dois outros, promoção comercial e negociação entre países, são o foco do trabalho desenvolvido pela Macroplan e apresentado à equipe durante a reunião.

A estratégia passa pela elaboração de uma agenda internacional e a estruturação de um comitê de acompanhamento das negociações internacionais no âmbito do BrC. O estudo também focou na identificação de produtos com forte presença na pauta de exportações, tais como carnes, soja e minérios, e de produtos com potencial de crescimento, como madeira em estado bruto, colas, temperos e farmoquímicos.

O estudo da Macroplan mostra que dez produtos representam 87% das exportações totais dos membros do Consórcio Brasil Central. Os outros produtos identificados como de grande potencial respondem a apenas 0,9% do bolo.

O secretário de Gestão e Planejamento de Goiás, Joaquim Mesquita, reforçou que, a longo prazo, o objetivo de Goiás é uma inserção ainda maior na economia global. Outro representante do Governo de Goiás na reunião foi o secretário de Desenvolvimento, Francisco Pontes.

O BrC

O BrC é uma inovação na gestão pública brasileira. Um novo formato de organização dos entes federados. Em 2015, os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Distrito Federal, Rondônia e Maranhão constituíram o consórcio interestadual, destinado a promover o desenvolvimento da região dos respectivos territórios.

Um resumo da Agenda Internacional será apresentado no dia 23 de março, no Itamaraty, com a presença dos 7 governadores, ministros de estado e, possivelmente, do presidente Michel Temer.

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!