Alunos com experiência prévia recebem melhores oportunidades de trabalho
09/05/2018

Em mercados competitivos, como no Comércio Exterior, a experiência de mercado é fundamental na hora da contratação

O principal objetivo de todo aluno do ensino profissionalizante é ingressar no mercado de trabalho. Mas, segundo pesquisa divulgada pela Arcos Dorados no início do ano, 77% dos jovens da América Latina afirmam que uma das principais barreiras na hora de procurar emprego é a necessidade de experiência anterior.

Tal experiência é ainda mais necessária em mercados competitivos, como no segmento de comércio exterior. Para Caio Peppe, Mestre em administração, consultor e Professor da Associação Brasileira de Consultoria e Assessoria em Comércio Exterior (Abracomex), é importante entender que esse mercado é muito dinâmico e fundamentação cultural e experiências específicas são fundamentais para ter sucesso. “Para atuação em negociação internacional o desenvolvimento de competências de gestão de negócios internacionais se faz fundamental, quando a atuação é na área de operações, desenvolver competências de logística internacional pode ser o caminho”, exemplifica Peppe.

Uma das formas mais assertivas de se obter experiência é abraçar oportunidades durante o aprendizado, facilitado por meio de estágios ou práticas trainees. Com 198 consultores ativos e mais de 2.500 atendimentos em 2017, o Consultores Trainee, da Abracomex, é o programa de maior sucesso no comércio exterior, que funciona como uma prévia do que os estudantes enfrentarão no mercado.

Lucas Almeida, despachante aduaneiro e consultor trainee, se interessou pelo programa com o objetivo de adquirir conhecimentos específicos sobre os trâmites que envolvem esse nicho de mercado. “O programa melhorou a minha capacidade de analisar situações e resolvê-las de maneira estratégica. Isso porque buscar as melhores saídas para as empresas em seus devidos negócios é algo que requer paciência e precisão na resolução do problema”, explica.

Lucas completa que como o comércio exterior é um mercado muito competitivo, o que resultou em outro fator para se tornar um consultor trainee. “Pelo contato que tive com o segmento, percebi que ter experiências na área antes de se formar é conseguir dar passos largos para uma carreira de sucesso”, conclui.

Conheça os Cursos de Formação com início imediato da Abracomex. Clique aqui e conheças as opções disponíveis!

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!