Recolocação Profissional: quando a infelicidade no trabalho não vai embora e a única saída é mudar de profissão. E agora?
22/08/2019

Não é segredo para ninguém que a maioria das pessoas, pelo menos em algum momento da vida, pensou em mudar de carreira. Estresse, pressão familiar por ter escolhido determinada profissão, entre tantos outros motivos, fazem repensar se o caminho trilhado é realmente aquele que vai proporcionar sua realização. Nem sempre é um desejo que permanece e após algum tempo, isso fica pra trás. Mas, às vezes, essa é uma vontade que, ao contrário do que diz o ditado, não passa. 

Prepare-se financeiramente

Muitas vezes, tememos mudar por uma simples (nem tão simples assim) questão: medo de ficar sem dinheiro. Já imaginou? Só a remota ideia de ficar sem um salário ou colocar em risco as contas da casa já é motivo mais do que suficiente para impedir qualquer mudança. 

Então é preciso construir a sua “rede de segurança”. Isso é muito pessoal em termos de valores, pois só você sabe o que é suficiente para que se sinta seguro, mas o princípio é o mesmo: junte um valor suficiente para que você fique os meses necessários sem receber nada. Um exemplo: se suas despesas mensais são, digamos, de R$ 2.000,00  e você considera sua margem de segurança de 12 meses, precisa juntar R$ 24.000,00 . Estabelecer esses valores, além de dar uma boa segurança para suas ações, pode garantir o apoio da sua família, já que as contas da casa estão salvas. 

Conheça o seu novo mercado 

Hoje, vivemos a era da informação. E, seguramente, existem muitas informações sobre a nova profissão que você quer atuar. Pesquise. Assista vídeos, leia blogs. Fale com as pessoas que já atuam. 

Às vezes, olhando “de fora”, você pode ter uma percepção diferente da realidade. Então, use a abuse dos contatos.  

Use sua rede de contatos

Essa dica é válida para toda a sua vida, independentemente de mudança de carreira ou não. Uma rede de contatos eficiente pode encurtar muitos caminhos para você. Pode te apresentar novas oportunidades, abrir portas, enfim, facilitar demais sua jornada. E numa mudança como essa, pode ser ainda mais importante. Use sem moderação. 

Estude muito. Quando achar que está pronto, estude mais

Essa é outra dica que vale pra vida também. Hoje, as coisas mudam de uma maneira muito rápida. O conhecimento, em todas as áreas, se atualiza rápido demais. Ou você acompanha ou está fora. Imagine numa mudança de carreira? Isso deve ser ainda mais considerado. Faça cursos, workshops, participe de eventos, conheça os grandes profissionais do setor. 

É importante saber que toda mudança envolve riscos. O que você precisa fazer é minimizá-los e estar preparado. Caso o seu desejo de mudar envolva o mercado de Comércio Exterior, tenho uma boa notícia: Você não precisa nem sair de casa para aprender. A Abracomex, você tem educação EAD, justamente para facilitar a sua vida. Acesse aqui e saiba como podemos ajudá-lo neste momento tão importante.    Toda a sorte do mundo na nova jornada. 

Direção,

Marcus Vinicius Franquine Tatagiba

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!