Qual a diferença entre Pós Graduação e MBA?
05/02/2021

Tanto os cursos de pós-graduação quanto o MBA, referem-se à uma modalidade de curso superior latu sensu feito após a graduação.

O objetivo das duas categorias é qualificar o trabalhador para o exercício especializado da sua profissão, entretanto, a pós-graduação tem um enfoque mais teórico, enquanto o MBA tem um viés profundamente mercadológico.

O  Mestrado em Administração de Empresas (MBA) está entre os programas de pós-graduação em negócios mais populares do mundo. No entanto, não é o único: há uma ampla gama de outros programas de pós-graduação em administração e administração que você pode querer cursar.

 

Entenda as diferenças

Existem algumas diferenças importantes entre MBA e outros níveis de gestão de pós-graduação e graus de negócios, como mestrado. Saber essas diferenças é importante ao decidir sobre o melhor programa para suas necessidades.

1. Habilidades adquiridas

Uma das principais diferenças é o tipo de habilidades que você desenvolve. O MBA foi desenvolvido para expandir suas habilidades na área e torná-lo um profissional e gerente competitivo. A maioria dos mestrados tem como foco a área acadêmica e a construção de uma sólida formação acadêmica nas áreas

envolvidas na gestão. Em suma, um programa de MBA é focado em habilidades profissionais, enquanto os mestrados se concentram em habilidades acadêmicas.

2. Estilo de Ensino

Outra diferença importante entre esses graus é o estilo de ensino. A maioria dos programas combina vários estilos de ensino, mas, de modo geral, os estudos de mestrado são construídos em torno de palestras em sala de aula, tutoriais e seminários. Existem muitas apresentações e um forte foco na teoria de negócios. Os programas de MBA, por outro lado, lidam com problemas de negócios da vida real que os alunos devem entender, explorar, discutir e finalmente resolver. Esses problemas são frequentemente apresentados na forma de estudos de caso, com uma abordagem mais prática na análise de problemas de negócios exatos e reais. Normalmente, essas questões são discutidas em pequenos grupos.

3. Tópicos abordados

Os programas de MBA são geralmente generalizados e pretendem desenvolver um conhecimento fundamental em todos os aspectos do mundo dos negócios. O objetivo é desenvolver habilidades profissionais que os alunos possam aplicar em muitas situações profissionais diferentes. Este grau prepara você para uma ampla gama de cenários em finanças, contabilidade e outros campos. Os programas de mestrado, por outro lado, tendem a ser mais especializados. Eles lidam com um campo específico ou um subcampo que os alunos exploram com mais detalhes, como  RH  ou  marketing. Nesse sentido, os programas de mestrado oferecem um conhecimento mais especializado, mas podem não construir habilidades para a solução de problemas no mundo dos negócios. Para tornar a comparação de MBAs e mestrados mais confusa, muitos MBAs agora estão sendo oferecidos com especializações que os tornam mais focados em uma indústria específica, como saúde ou energia – ao contrário dos cursos de mestrado, estes são projetados para profissionais nessas áreas, em vez de profissionais de negócios que desejam essas áreas.

Aqui na Abracomex você pode escolher seu MBA ou Pós Graduação e estudar de forma 100% digital.

 

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!