Quais são os principais eventos de comércio exterior 2020?
01/04/2020

Manter-se atualizado é uma dinâmica importante dentro do mercado de trabalho. O evento de comércio exterior é um dos canais para melhor conhecimento, networking e interação. Possibilitando chances para acompanhar as tendências do ramo, assim como, verificar os cases de sucesso. Insights importantes para aprimoramento e crescimento de sua carreira profissional. No Brasil, assim como em todo o mundo, acontecem feiras e eventos focados na área. Para que possam organizar os calendários, realizamos esse artigo para pontuar os principais.

Dentro do comércio exterior, conhecer pessoas e novas experiências são essenciais para a rotina do trabalho. Como por exemplo, um profissional pode possuir um contato no exterior, sendo essencial o aumento do leque de negócios.

Além disso, é uma forma de estimular a competitividade e ampliar as fronteiras para o negócio. Uma grande chance para promover a sua empresa ou produtos e serviços oferecidos. Diante de um processo bem idealizado, o resultado será cada vez mais lucrativo. 

Evento de comércio exterior 2020

Com o intuito de explorar melhor a área e estabelecer novas relações comerciais, separamos os principais eventos de comércio exterior. A agenda destinada ao ano de 2020 é destinada para que possam melhor planejar suas tarefas. Aproveitem a oportunidade.

Intermodal South America

A Intermodal é uma feira internacional com foco em logística, transporte de cargas e comércio exterior. Sendo considerada um grande evento de comércio exterior em nosso país. O intuito do evento é unir profissionais e empresas para troca de experiências. Além de ampliar as redes de contato e firmar boas parcerias. 

Os participantes poderão conferir diversas atrações como palestras, demonstrações e consultorias. Os três dias de evento contam com conferência, Arena TI Inovation, Visita Técnica e exposição de caminhões. 

A próxima edição seria realizada agora no mês de março de 2020. No entanto, por questão de segurança e recomendações do Ministério da Saúde foi transferida. A data ainda não está confirmada, mas será na segunda quinzena de julho no Centro de Exposições São Paulo Expo.

Para mais informações sobre o evento, acesse o site oficial: 

https://www.intermodal.com.br/pt/home.html

ENAEX – Encontro Nacional de Comércio Exterior

O Encontro Nacional de Comércio Exterior é um evento realizado pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB). A proposta do evento é o debate de assuntos, assim como apresentação de temas relacionados à importação e exportação.

Os visitantes poderão encontrar exposições, painéis, reuniões e discussões durante os dias do evento. Além de terem a possibilidade de um atendimento especializado a empresas para abordar assuntos relacionados ao comércio exterior.

O intuito do encontro é levantar e encontrar sugestões para um melhor desenvolvimento do setor. Identificando e selecionando as principais dificuldades para aprimoramento e melhor movimentação da balança comercial.

A AEB ainda não oficializou a data do evento, mas geralmente acontece no mês de novembro. Muito em breve será divulgada, para não perder a chance, acompanhe o site oficial do evento: www.enaex.com.br.

Seminário de Operações de Comércio Exterior

O Seminário de Operações de Comércio Exterior é um importante evento de comércio exterior. Organizado pela Firjan junto com a Subsecretaria de Operações de Comércio Exterior (SUEXT), Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) e do Ministério da Economia. Busca auxiliar os profissionais para importantes demandas da área de negócio.

O auxílio é destinado tanto para os importadores como exportadores com foco nas questões burocráticas e operacionais do COMEX. Consequentemente, cria uma aproximação entre as empresas e profissionais com as secretarias da área.

Os participantes poderão encontrar palestras, despachos executivos e reuniões. Com o intuito de apresentar sugestões relacionadas aos processos mais burocráticos e suas peculiaridades. Sabemos o quanto a burocracia faz parte da rotina das empresas e profissionais do ramo. Por esta razão, pode ser uma boa chance para adquirir conhecimento e novas perspectivas.

A edição do evento de 2020 ainda não possui o cronograma. Mas para uma prévia, o ano passado foram abordados temas como:

  • Tratamento Administrativo;
  • Etapa Administrativa do Novo Processo de Importação;
  • Novo Processo de Exportação;
  • Portal Único de Comércio Exterior: Processos Aduaneiros. 

O Seminário acontece no dia 23 de junho na sede da Firjan no Rio de Janeiro. Para se inscrever e acompanhar as informações, acesse o site oficial:

https://www.firjan.com.br/eventos/seminario-de-operacoes-de-comercio-exterior.htm

Intercomin

O Intercomin busca uma melhor integração entre profissionais, professores e estudantes do ramo de Comércio Exterior ou Internacional. A proposta do evento é levantar discussões e debates sobre temas que contribuam não só na vida acadêmica, mas no desenvolvimento profissional. 

A ideia é possibilitar uma ponte entre o mundo acadêmico com o mercado de trabalho. Muitas vezes marcado por um certo abismo. No ano passado, os participantes puderam participar de:

  • Exposições de trabalhos acadêmicos;
  • Painel: Perspectiva do Comércio Internacional Brasileiro;
  • Rodada de negócios com profissionais e empresas;
  • Palestra: Custo Brasil e o Aumento de Competitividade; 
  • Palestra: Relações Internacionais do Brasil;
  • Palestra: O profissional de Comex e a desburocratização, segundo o ComexDaDeprê.

O evento é organizado pela Universidade Caxias do Sul (UCS). As datas para 2020 ainda não estão confirmadas. Quer acompanhar as atualizações sobre a programação e inscrição? Acesse o site oficial da universidade: https://www.ucs.br/site/ 

Logistique

O Logistique é uma feira e congresso de logística e negócios multimodais. É considerado um importante evento de comércio exterior. A feira reúne players do mercado e  provedores de soluções. Com foco em logística, transporte multimodal, intralogística, comércio exterior e tecnologia.

O evento promove uma ampla plataforma para os negócios e possibilidade de networking. A nova edição já tem data confirmada. Acontecerá entre os dias 01 e 03 de setembro em Joinville, Santa Catarina.

As informações e detalhes do evento podem ser verificadas no site oficial:

http://www.logistique.com.br/ 

Meeting Comex

O Meeting Comex é um dos principais eventos do comércio exterior realizado pela Associação Empresarial de Joinville (ACIJ). A programação propõe uma programação voltada à negociação internacional. 

Os participantes terão a chance de aproveitar palestras, workshop e muitas possibilidades de networking. Os temas principais abordados serão:

  • 5 Competências para construir carreiras de sucesso;
  • Desafio na Gestão de Talentos;
  • Guerra entre EUA e China – Impactos no Comércio Internacional;
  • As Inovações no controle da fiscalização sanitária para importadores;
  • Negociações Internacionais.

As datas já foram confirmadas para 14 e 15 de abril, no Centro de Convenções e Exposições Expoville. A inscrição e detalhes da programação podem ser conferidas no site oficial:

http://www.acij.com.br/agenda/meeting-comex-2020/

LATAM Retail Show

O LATAM Retail Show não é um evento ou feira com dedicação total ao comércio exterior, mas merece atenção. Ele foi criado com a união de dois grandes eventos: Fórum Internacional de Franquia e Fórum de Varejo da América Latina. Sendo um dos mais importantes do ramo de varejo, e-commerce, franquias e shopping.

Os participantes podem expor ou visitar standes com promoção de serviço, soluções ou produtos. Além disso, há palestras e debates com temas estratégicos voltado para o ramo.

O próximo evento já tem data marcada. Acontecerá entre os dias 15 e 17 de setembro em São Paulo. Os interessados podem acessar o site oficial para acompanhar as palestras e realizar a inscrição.

https://www.latamretailshow.com.br/

Por que participar dos principais eventos de comércio exterior?

Estar presente em um evento de comércio exterior é muito importante não só para a carreira, mas como aprendizado. As feiras, congressos, palestras e debates proporcionam ao profissional:

  • Estímulo à competitividade;
  • Incentivo a cultura exportadora;
  • Pesquisa de mercado;
  • Estudo da concorrência;
  • Soluções para vencer a burocracia;
  • Networking.

Para ampliar as suas conexões, compartilhe o artigo com um amigo e programem-se juntos para um ou mais eventos!

Direção,

Marcus Vinicius Franquine Tatagiba.

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!