Quais são os países que mais contratam brasileiros?
03/04/2020

A procura pelos profissionais por trabalho no exterior tem crescido a cada ano. Mas você saberia dizer quais são os países que mais contratam brasileiros? Essa pergunta não é em vão, uma vez ser necessária para o direcionamento das oportunidades. Uma pesquisa realizada pela companhia de recrutamento Talenses indicou um grande desejo dos brasileiros em trabalhar no exterior. De todos os pesquisados, 91% colocaram desejo em sair do país, caso recebessem uma proposta de emprego. Para que isso aconteça, é preciso ter um conhecimento básico sobre o país, sua cultura e forma de empregabilidade. 

A princípio, até pode parecer um sonho distante. No entanto, existem países com portas abertas para os brasileiros. Ou seja, disponibilizam vagas para profissionais qualificados com foco em áreas estratégicas. 

Os países com oportunidades para estrangeiros desejam movimentar a economia. Assim como, realizar a contratação de uma mão-de-obra mais jovem. Na outra ponta, há os profissionais brasileiros com desejo de mudança. Além de oportunidade para garantir uma maior segurança, qualidade de vida e tranquilidade.

Os países que mais contratam estrangeiros possuem programas com estímulo à migração. Justamente, como uma forma de facilitar as contratações. Com isso, possibilita um recrutamento adequado de profissionais qualificados e que estão em falta no mercado. 

Esse artigo foi desenvolvido para direcionar a sua busca e garantir uma melhor qualidade de escolha. São muitas as oportunidades, por esta razão, convido a acompanhar a nossa leitura.

Países que mais contratam brasileiros: mercado de trabalho no exterior

Ao iniciar as pesquisas para trabalhar no exterior, muitas pessoas possuem dúvidas quanto a como escolher. Bem, o melhor direcionamento é focar nos países que mais contratam brasileiros. Isso por uma questão lógica, pois além de oferecerem as vagas com qualidade, ainda garantem um processo qualificado.

Vale ressaltar alguns pontos importantes durante o processo de escolha:

  • Procure as vagas em sites confiáveis de recrutamento e seleção para não realizar imigração clandestina;
  • Entrando em um país com trabalhos ilegais dificilmente conseguirá vagas em grandes empresas no exterior;
  • Nem sempre as vagas necessitam de ensino superior, no entanto, as melhores propostas requerem maior qualificação; 
  • Ter domínio do idioma do país é outro ponto importante para garantir boas vagas. O mercado de trabalho pede profissionais com domínio da língua para melhor desempenho das atividades;
  • Desenvolva o seu currículo na língua do país preterido, essa ação facilitará o acesso. Além disso, pesquise os pré-requisitos das empresas pretendidas, a fim de atualizar as informações;
  • Tenha o seu LinkedIn sempre atualizado e ativo. As empresas buscam por profissionais por meio da plataforma;
  • Pesquise e esteja preparado para as mudanças culturais de trabalho e sociedade. Desta forma, não estabeleça preconceitos, é preciso vontade em aprender novas culturas e processos;
  • Boa parte dos estrangeiros possuem uma forma mais direta de tratamento. Com isso, é importante uma postura aberta tanto para críticas como elogios. Não há o jeitinho brasileiro ou rodeios, principalmente na Europa, o tratamento é direto.

Países que mais contratam brasileiros

A lista apresentada a seguir é baseada mediante as leis específicas que possibilitam uma maior flexibilidade da contratação de estrangeiros. Seja a vaga destinada a profissionais fixos ou temporários.

Desta forma, podemos considerar que os países com mais contratos de brasileiros são:

  • Estados Unidos;
  • Portugal;
  • Canadá;
  • Irlanda;
  • Alemanha;
  • Austrália;
  • Nova Zelândia;
  • Suécia.

Estados Unidos

Apesar das políticas mais duras do presidente americano Donald Trump, os Estados Unidos ainda é um país que oferece boas oportunidades. Esse é um dos países de preferência pelos brasileiros, principalmente pela questão salarial. Fazendo uma média, o salário nos Estados Unidos é 7,2 vezes maior comparado no Brasil. Mesmo aqueles que não requerem nível superior.

Atualmente, há cerca de 1,4 milhões de brasileiros em solo-americano. Desse total, 95% possuem empregos e apenas 30% possuem ensino superior completo. Podemos identificar também a presença de muitos brasileiros investidores.

Portugal

Portugal é um dos países de maior procura pelos brasileiros, isso se dá pela proximidade da língua. Facilitando desta forma a comunicação, como também a adaptação. O país tem dedicado atenção para a imigração, com o intuito de sanar algumas carências no mercado. 

Uma das iniciativas foi realizada em 2017, com A Lei de Estrangeiros de Portugal. Eliminando alguns processos mais burocráticos ou simplificando-os. Com isso, quem deseja estudar ou trabalhar em Portugal possui formas rápidas e práticas.

Canadá

O Canadá é um dos grandes exemplos de países que mais contratam brasileiros. Oferecendo diversas oportunidades para aqueles que desejam uma experiência no exterior. A estimativa do país é receber mais de 1 milhão de imigrantes até 2021. Outra perspectiva é agilizar os processos para um ano.

A preferência das empresas contratantes são jovens brasileiros com formação universitária. O fato de serem solteiros e sem filhos também pode influenciar na contratação. A fluência exigida é de inglês ou francês, dependendo da região da vaga. Apesar de ser muito comum a contratação de brasileiros, o processo é rigoroso. Desta forma, só os melhores qualificados têm acesso às vagas.

A grande motivação em contratação de estrangeiros está na alta taxa de expectativa de vida e baixa natalidade. Desta forma, a população registra um perfil mais maduro, fato que dificulta a mão de obra qualificada em alguns setores.

A política de imigração é favorável para a conquista de novos imigrantes. Possibilitando melhor dinâmica nos processos e a geração de oportunidades conforme a legalidade.

Irlanda

Irlanda também faz parte dos países que mais contratam brasileiros. A hospitalidade com os imigrantes é muito grande. A procura para as vagas é desde profissionais universitários, como também aos não qualificados. 

No entanto, os trabalhadores qualificados podem encontrar as melhores oportunidades. Um dos requisitos principais no currículo é a fluência no inglês.

Alemanha

O governo alemão possui políticas muito semelhantes ao do Canadá. Incentivando a entrada de estrangeiros como profissionais qualificados. Os brasileiros podem atuar em diversas áreas, podendo exercer em ramos de mecatrônica, TI, engenharia e saúde.

Austrália

Outro país muito receptivo com os brasileiros, é a Austrália, o grande diferencial é na procura não só por jovens. O país oferece vagas, inclusive, para profissionais com idade acima de 40 anos. Dentre todas as vagas de contratação no mundo, podemos considerar este o país com maior carência de profissionais qualificados.

Conforme dados do Departamento de Imigração do Governo Australiano, o país disponibiliza oportunidades para estrangeiros em quase 180 profissões. Os brasileiros, em média, podem receber de 20 a 30 dólares por hora. As principais áreas de contratação são: hotelaria, construção civil, restaurante e limpeza.

Nova Zelândia

Ainda na Oceania, outro dos grandes países que mais contratam brasileiros é a Nova Zelândia. O foco do governo está no incentivo a bolsas de estudos para os estrangeiros. Um dos grandes diferenciais considerado no currículo é o trabalho voluntário.

Para aqueles que focam em estudos no exterior, mas também querem uma oportunidade de emprego, este pode ser o país.

Suécia

A Suécia é outro grande exemplo de países com incentivo para estrangeiros. Conforme dados da Associação Sueca de Autoridades Locais e Regionais (ASALR), até 2025, a perspectiva é de 124 mil contratações estrangeiras.

O bom incentivo para a contratação está correlata ao perfil populacional. Uma vez que a cidade está envelhecendo, ou seja, a mão de obra está diminuindo. Desta forma, a abertura para jovens qualificados ocuparem as vagas de trabalho

Opções anotadas?

Não são poucos os países que mais contratam brasileiros. Isso porque a realidade mundial está mudando. É comum depararmos com países que estão envelhecendo e precisam de maior mão de obra. Outros abrindo um pouco mais as fronteiras e aproximando profissionais capacitados de outros países.

É importante sempre pesquisar a política de cada localidade e se preparar para quebrar as fronteiras. 

Agora queremos saber de você. Qual país escolheria para começar um novo projeto? Comente logo abaixo.

Direção,

Marcus Vinicius Franquine Tatagiba.

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!