Porto de Santos bate recorde de movimentação. Mas o que isso diz sobre o comércio exterior?
19/08/2020

O Porto de Santos (SP), principal do Brasil no segmento, confirmou em julho que está vivendo um ano extremamente favorável. A despeito da pandemia do novo coronavírus, que já matou mais de 100 mil pessoas no país, o local teve a maior movimentação em um mês desde o início da série histórica e somou o sexto mês consecutivo de resultados favoráveis.

A movimentação em Santos chegou a 13,49 milhões de toneladas de carga em julho, alta de 0,05% em comparação com abril de 2020, que até então havia sido o melhor mês do porto. Na comparação com julho de 2019, a alta foi de 5,9%.

Em 2020, o Porto de Santos registrou em fevereiro, março, abril, maio, junho e julho os melhores resultados de sua história. Segundo dados da SPA (Santos Port Authority), os recordes perfazem também um período arrebatador: 84,1 bilhões de toneladas movimentadas, ou 10,2% de alta em comparação com os resultados registrados entre janeiro e julho de 2019.

“Esses números refletem também uma gestão que prioriza a eficiência operacional e a obstinação pela produtividade. Além de garantir uma infraestrutura adequada e modernizar regras operacionais nos últimos meses, a SPA vem implementando ações comerciais que atraíram novos arrendatários”, disse Fernando Biral, presidente da SPA.

Crescimento de movimentação no porto em julho é puxado pelo açúcar

Uma das principais responsáveis pelo resultado positivo do porto em julho foi a taxa de exportação do açúcar, que cresceu 86,2% em comparação com o mês anterior. O envio de soja em grãos para o exterior também avançou 6,3%.

Entre os líquidos, houve crescimento expressivo na movimentação de óleo diesel e gasóleo (alta de 111% em comparação com o mês anterior) e óleo combustível (ascensão de 127,5%).

Os resultados fizeram com que o granel líquido tivesse crescimento de 22,8% em julho, enquanto o granel sólido subiu 7%. No acumulado do ano, respectivamente, eles registram altas de 10,9% e 17,4% em comparação com o período entre janeiro e julho de 2019.

O que significa o crescimento de movimentações no porto

Os resultados registrados pelo Porto de Santos refletem uma série de aspectos decorrentes da pandemia do novo coronavírus. Há bloqueios em estradas e aeroportos, por exemplo.

Essa lógica também motivou resultados positivos em 2020 em portos de Itajaí e Fortaleza, por exemplo.

Outros aspectos relevantes são a desvalorização da moeda brasileira, a força do agronegócio e os problemas em safras de outros países.

“Os bons números do Porto refletem a pujança do agronegócio e o efeito favorável do câmbio para as exportações”, completou Biral.

Direção,
Marcus Vinicius Tatagiba.

Leia mais:

Brasil investiga China por possível prática de dumpgins no setor de alumínio
Estados Unidos têm superávit de US$ 3,131 bilhões em negociações com o Brasil no primeiro semestre
O que é antidumping e qual é o impacto no mercado de calçados do Brasil

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!