O que é preciso para ser um empreendedor de sucesso?
28/09/2019

É preciso muito preparo, estudo, dedicação e uma boa dose de sacrifício. Não são todas as pessoas que encaram. Mas, além de tudo isso, um empreendedor possui algumas características que, se ele ainda não tem, pode trabalhar para adquiri-las. E é sobre isso que falaremos hoje.   

Tudo começa com uma boa dose de iniciativa

É ela que vai determinar o seu ponto de partida. A iniciativa move o empreendedor rumo às oportunidades enxergadas.  Não basta ter boa intenção, é preciso agir e fazer as coisas acontecerem e, sem iniciativa, não rola mesmo. 

Onde estamos e onde vamos chegar: o planejamento

 Um bom plano de negócio é o primeiro passo para um processo mais elaborado do empreendimento. É quando você começa a colocar no papel o que, até então, eram apenas ideias. Mas é muito importante entender que esse plano é só o começo. Em várias fases do negócio, haverá diferentes níveis de planejamento. O empreendedor precisa estar constantemente avaliando e mensurando os os resultados. É assim que será possível corrigir a rota rapidamente, caso necessário. 

A alma do negócio: persistência

 Montar uma empresa está longe de ser uma tarefa fácil. Os desafios são enormes e surgem de onde, muitas vezes, nem se espera: clientes,  fornecedores, concorrentes e até mesmo do próprio empreendedor. Mas os erros e eventuais fracassos não devem ser encarados como o fim do mundo. Pelo contrário. A maioria dos empreendedores de sucesso tiraram lições valiosas em cada revés. Caiu? Aprenda com a queda, organize as coisas, sacode a poeira e não erre mais naquele aspecto. Isso é usar o fracasso a seu favor. 

Coragem para enfrentar desafios 

Quem decide abrir uma empresa no Brasil já tem naturalmente essa característica: coragem. Seja para enfrentar os riscos da atividade empreendedora, seja para arriscar em determinados momentos. A coragem precisa ser uma fiel companheira. O sucesso, costuma favorecer, e muito, quem tem coragem.

Conhecimento e atualização constante

Ser um empreendedor de sucesso exige muitas habilidades. E exige também conhecimento e uma atualização constante sobre os conceitos e transformações do mercado. Para isso, a Abracomex pode ser uma grande parceira nessa sua jornada. Conheça nossos cursos e saiba como você estará preparado para o seu futuro. 

Direção,

Marcus Vinicius Franquine Tatagiba

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!