Lista de tarefas: você vai criar uma – ou deveria
26/10/2019

Aquele que nunca tentou fazer uma lista de tarefas que atire a primeira pedra. Brincadeiras à parte, a gente sabe que a maioria das pessoas, pelo menos uma vez na vida, já tentou fazer a sua. Para alguns deu muito certo, para outros…bem… a lista acabou sendo mais uma coisa para administrar e ficou esquecida para sempre. 

Mas hoje, nós vamos te ajudar a, finalmente, construir a sua lista de tarefas de uma maneira mais eficiente e que, ao menos, coloque um pouco de ordem na sua rotina. Quando estiver com sua lista pronta, vai ver que não tem nenhum mistério para organizar de uma vez por todas as suas atividades.  

Lista de tarefas: por que funcionam? 

As listas de tarefas são uma das mais eficientes estratégias para turbinar sua produtividade. Nossas vidas modernas e agitadas, tendem a ser bem confusas e cheia de atividades se você trabalha ou estuda. E ainda mais confusas se você faz as duas coisas. Um dos segredos do sucesso e eficiência das listas de tarefas é aquela sensação gostosa de riscar uma tarefa da lista depois de concluí-la. 

Mas para uma lista eficiente pra valer, temos mais algumas dicas. 

Dividir, para conquistar 

Dividir os seus grandes projetos em etapas menores é um importante passo para a tão sonhada lista de tarefas “riscadas”.  Se sua tarefa for “exportar um contêiner”, por exemplo, você pode levar dias cumpri-la e vai acabar tendo aquela sensação ruim de que fez um tanto de coisas e ainda não evoluiu nada. O segredo aqui é dividir uma grande tarefa em tarefas menores e ir riscando cada uma delas. No exemplo acima, você pode fazer da seguinte maneira: levantar a documentação, escolher uma transportadora, pagar as taxas e impostos e assim por diante. Compreendeu a lógica? Você transformou a tarefa de “exportar um contêiner” para ter uma série de outras pequenas coisas que, obviamente, vão te conduzir ao objetivo final. 

Priorize o que é prioridade

Aqui vale a velha e boa reflexão: será que tuuuudo aquilo que precisa ser feito tem realmente o mesmo grau de importância? Faça essa análise antes de iniciar a sua lista de tarefas. Você vai perceber que muitas coisas que julgava urgente, podem esperar um pouco. Separe suas atividades por nível de importância, logo em seguida, separe por nível de urgência. Foque sempre naquilo que tem prazo determinado e nas coisas que não podem atrasar de jeito nenhum! Deste modo você acaba enxergando o que deve ser feito primeiro e não perde seus prazos na correria do dia a dia.

Lista de tarefas: vale o que está escrito

Tá, a sua memória é muito boa. Mas esqueça esse detalhe quando se trata de organizar uma lista de tarefas. Nem pense em criar uma lista imaginária! Ao fazer uma lista de tarefas de cabeça, você apenas está se dando mais um trabalho: lembrar de tudo a todo momento. 

Ao fazer sua lista de tarefas num papel, ou onde quer que seja, suas obrigações ficam mais claras e parecem muito mais alcançáveis. A sensação de que tem trabalho interminável diminuiu e sua mente consegue focar no que realmente importa. 

Você pode fazer sua lista de tarefas na sua agenda ou num aplicativo. Seu bloco de notas, ou o Google Keep . O importante é tê-la sempre à mão.       

Lista de tarefas sempre à mão. Sim ou com certeza?

Ok, lista de tarefas montada, prioridades definidas…Acabou? Nada disso. Parece óbvio, mas tem gente que faz tudo isso e para por aqui. Essa mesma lista de tarefas que você acaba de fazer, deve ser consultada com uma certa frequência. Entendeu agora por que ela precisa estar sempre à mão? Se ela for deixada de lado, de nada adianta e você vai ter os mesmos problemas de uma lista não escrita: perderá tempo tentando lembrar o que era pra fazer. E ainda corre um risco de chegar ao final do dia tendo deixado para trás algo importante. 

Viu só? Fazer uma lista de tarefas diárias é algo que leva menos de 10 minutos, mas pode render muita produtividade.  

Agora uma última dica: coloque na sua lista de tarefas conhecer os cursos da Abracomex. São vários cursos, um deles é perfeito para os seus objetivos.

Direção,

Marcus Vinicius Franquine Tatagiba

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!