Filmes sobre carreira: como o cinema pode te inspirar no trabalho
16/10/2019

O cinema inspira, faz sonhar, motiva. Todos nós temos um filme inesquecível, uma cena memorável, enfim. É quase impossível encontrar alguém que afirme categoricamente não gostar de assistir filmes. Mas, se você pudesse curtir seu momento de lazer e ainda se desenvolver ou agregar algo à sua vida profissional? Se prestar atenção, você já deve ter aplicado algum conhecimento cinematográfico na sua vida, afinal, os filmes também são fonte de conhecimento.  Sem delongas, vamos aos filmes. 

À Procura da Felicidade (2006) – Um filme sobre carreira com foco em resiliência  

Sinopse:

Chris (Will Smith) enfrenta sérios problemas financeiros e Linda, sua esposa, decide partir. Ele agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher, seu filho de 5 anos. Chris tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, mas só consegue um estágio não remunerado. Seus problemas financeiros não podem esperar uma promoção e eles acabam despejados. Chris e Christopher passam a dormir em abrigos ou onde quer que consigam um refúgio, mantendo a esperança de que dias melhores virão.

Este é um daqueles filmes sobre carreira que são quase unanimidade. É baseado numa incrível história real de superação e força de vontade. Com uma série de problemas que afetam profundamente sua vida financeira e seu casamento, além de ter que cuidar sozinho do filho pequeno,  ele agarra a única oportunidade que teve para transformar sua vida. Uma história inspiradora para todos aqueles que acreditam que podem mudar sua história. 

O que prestar atenção neste filme sobre carreira? 

  • resiliência;
  • força de vontade;
  • transição de carreira;
  • mudança de área de atuação.

Julie & Julia (2009) – Filme sobre carreira que trata de mudanças 

Sinopse: 

Julia Child (Meryl Streep) é uma americana que passou a morar em Paris devido ao trabalho de seu marido, Paul (Stanley Tucci). Em busca de algo para se ocupar, ela se interessou por culinária e passou a apresentar um programa de TV sobre o assunto. Cinquenta anos depois, Julie Powell (Amy Adams) está prestes a completar 30 anos e está frustrada com a vida que leva. Em busca de um objetivo, ela resolve passar um ano cozinhando as 524 receitas do livro de Julia Child, “Mastering the Art of French Cooking”. Ao longo deste período Julie escreve para um blog, onde relata suas experiências.

Esse é sem dúvidas um daqueles filmes que assistimos com um leve sorriso no rosto. Uma história gostosa, mas que guarda grandes lições. 

Aos 30 anos e com a frustração profissional em altos níveis, ela decide: em um ano, vai fazer todas as receitas do livro de Julia Child, Para acompanhar seu progresso, ela cria um blog onde relata sua trajetória. E nessa jornada da personagem, muitas vezes nos reconhecemos ali, com seus desafios, mudanças e realizações. 

Falando sobre receitas, ingredientes e gastronomia, o filme vai nos apresentando tudo o que envolve a busca por algo maior, um propósito que nos motiva a seguir em frente, o não conformismo. Julie está num trabalho que não gosta e que não se sente desafiada. A culinária é o pano de fundo da jornada da transição de carreira, em que a personagem decide encarar os desafios que surgem diante dela. 

Diversão garantida e mais um excelente filme sobre carreira que vale a pena assistir sozinho ou convidar aquela pessoa que está precisando de um pouco de inspiração para mudar o próprios caminhos.  

 O que prestar atenção neste filme sobre carreira? 

  • realização pessoal; 
  • mudança de mentalidade;
  • fazer algo que te desafie;
  • transição de carreira.

Gênio indomável (1997) – Filme sobre carreira com foco em inteligência emocional

Sinopse

Em Boston, um jovem de 20 anos (Matt Damon) que já teve algumas passagens pela polícia e servente de uma universidade, revela-se um gênio em matemática e, por determinação legal, precisa fazer terapia, mas nada funciona, pois ele debocha de todos os analistas, até se identificar com um deles.

Este é considerado um dos clássicos modernos, por assim dizer. Numa atuação impecável de Matt Damon, acompanhamos a trajetória do jovem Will, lidando com seus fantasmas, dramas e sofrimentos. Mas nada disso impede a manifestação de uma inteligência absurdamente alta, que acaba chamando atenção de todos na universidade onde trabalha como faxineiro. Assista com os olhos atentos para a  inteligência emocional, tão importante no ambiente corporativo. É possível também analisar os aspectos da empatia e o quanto pode ser desafiador lidar com o outro. Quem sabe não vai ajudar a lidar com aquele colega mais difícil?   

O que prestar atenção neste filme sobre carreira? 

  • Inteligência emocional;
  • empatia; 
  • aprender a lidar com o outro;
  • entender as diferenças.

A Rede Social (2010) – Filme sobre carreira, com destaque para empreendedorismo

Sinopse

Em 2003, o estudante de Harvard e gênio da computação Mark Zuckerberg começa a trabalhar em um novo conceito que acaba se transformando em uma rede social global, o Facebook. Seis anos mais tarde, ele é um dos bilionários mais jovens do planeta. Mas seu sucesso sem precedentes traz complicações legais e pessoais.

Este é um filme daqueles que focam principalmente no empreendedorismo, mostra como poucos a vida de quem resolve inovar e fazer rodar algum projeto “na vida real”. 

O filme retrata o lado humano de Mark Zuckerberg, toda sua dificuldade em se relacionar socialmente com as pessoas, o que não deixa de ser uma grande ironia, afinal, estamos falando do criador da maior rede social já inventada. 

O que prestar atenção neste filme sobre carreira? 

  • empreendedorismo; 
  • fazer acontecer;
  • ética;
  • relações interpessoais.

Existem dezenas de outros filmes sobre carreira que podem ajudar você na sua jornada. Tente, a partir de agora, assistir cada um deles com esse olhar, buscando algo que possa acrescentar de conteúdo na sua vida. 

E por falar em acrescentar algo referente à carreira, a Abracomex, com vários cursos em muitas áreas diferentes de atuação, é a opção certa para turbinar seu currículo. Conheça nossos cursos e saiba como se preparar para o seu futuro. 

Direção,

Marcus Vinicius Franquine Tatagiba

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!