Exportações da indústria agroalimentar portuguesa cresceram 6% no primeiro semestre
29/11/2018

No ano passado, as exportações desta fileira atingiram um montante de cerca de 6,6 mil milhões de euros.

As exportações do setor agroalimentar nacional em Portugal cresceram no ano passado cerca de 8%, passando para um volume de 6,6 mil milhões de euros e superando as vendas ao exterior dos setores têxtil ou do calçado.

Segundo a PortugalFoods, associação que representa a globalidade da fileira agroalimentar nacional, no primeiro semestre deste ano, as exportações continuaram a crescer, tendo registado uma subida de 6% face ao período homólogo.

As exportações da indústria agroalimentar no país têm registrado crescimentos anuais médios de cerca de 6% a 7% ao ano nos últimos anos, como recentemente confirmou Luís Medeiros Vieira, secretário de estado da Agricultura e da Alimentação.

Para consolidar a expansão internacional do setor, a associação está a preparar a estratégia de internacionalização para 2019-2021, “um trabalho que está a ser desenvolvido em conjunto com as entidades que compõe o ecossistema agroalimentar em Portugal, para que estas deem a sua opinião e partilhem a sua visão, contribuindo para uma estratégia comum que possa beneficiar todos os intervenientes”, de acordo com um comunicado da PortugalFoods.

A elaboração dessa estratégia conta com o apoio institucional do governo, através do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural e da Secretaria de Estado da Internacionalização.

A comemorar o seu 10º aniversário, a PortugalFoods reuniu os seus associados na última sexta-feira, dia 23 de novembro, no Pestana Palácio do Freixo, no Porto, para uma tarde de partilha e debate sobre os desafios do setor para os próximos anos.

“Vamos unir o setor agroalimentar para fazermos um balanço desta década de trabalho conjunto e projetarmos os próximos anos. Um dos pontos altos desta celebração será a partilha das linhas orientadoras da estratégia de internacionalização para o próximo triênio, que será fundamental para o setor continuar a crescer nos mercados externos”, afirma Amândio Santos, presidente do conselho de administração da PortugalFoods.

FONTE: JORNAL ECONÔMICO

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!