EUA – Morando em um país de primeiro mundo
24/10/2019

Todo mundo conhece os EUA e sabe que o país é uma verdadeira potência mundial, mas nem todo mundo sabe de todas as qualidades de morar lá e nem que é possível viver de forma legal nos Estados Unidos.

Se você sempre quis morar em um país desenvolvido e com mais qualidade de vida, você vai adorar esse conteúdo.

Morar fora do país é o sonho de muitas pessoas, e o EUA é um dos destinos preferidos dos brasileiros. Todo mundo sabe que a situação não está nada tranquila no Brasil e que em um país desenvolvido a vida seria melhor.

Esse pensamento se confirma quando temos contatos com outras culturas e percebemos que no Brasil falta bastante coisa. E a grande maioria delas, você tem acesso tranquilamente nos EUA. Se você tem o sonho de se mudar para outro país, vamos te provar até o fim do texto que os Estados Unidos é uma ótima opção.

Principais motivos para morar nos EUA:

Segurança

Um dos principais motivos que gera reclamações por aqui é a falta de segurança, diferente disso, nos Estados Unidos você se sente realmente muito seguro. Ao contrário do Brasil, onde a polícia é mal remunerada e mal preparada, lá, o poder público realmente funciona. Eles aplicam a lei a risca e independente de quem cometa um crime, essa pessoa é julgada igual a todos.

Menos burocracia

Outra coisa que irrita boa parte dos brasileiros é a burocracia, aqui tudo demora, tudo tem taxa e geralmente o atendimento é ruim. Nos EUA, você consegue abrir uma conta bancária ou uma empresa no mesmo dia.

Assim como outras coisas que aqui demoram muito como tirar habilitação ou se divorciar, eles conseguem fazer com muito menos dificuldades. Isso acontece porque o senso de praticidade é bastante comum na cultura americana, o brasileiro que reside lá, consegue sentir isso por toda parte.

Ensino público de qualidade

Para quem tem filhos, sabe que a educação é uma das prioridades e que no Brasil, você tem duas opções, ou paga caro por ela, ou tem um serviço de péssima qualidade. Ao contrário do Brasil, nos EUA, as escolas públicas são do mesmo nível ou até melhores que as particulares. Desde as crianças pequenas até quem está ingressando na faculdade, a qualidade do ensino é fortíssima, por lá é vista como prioridade e isso contempla não só os americanos, mas como todas as pessoas que residem no país.

Menos carga tributária

Se você quer sair do Brasil, mas tem medo da carga tributária, não vai acreditar nos impostos americanos. Nos EUA, eles arrecadam somente 17% de impostos sobre o consumo, enquanto no Brasil, os impostos podem chegar até 62%, mais do que o dobro da média mundial.

O Brasil está em 7° entre os países com maiores cargas tributarias, enquanto nesse mesmo ranking, o EUA aparece em 35°. Pense que o seu dinheiro renderia muito mais lá, ainda mais se você ganhasse em dólar.

Qualidade de vida

A qualidade de vida que se tem nos Estados Unidos, com certeza é o ponto alto para quem vive em um país como o Brasil. Seja pela segurança, pelo preço das coisas pelo ótimo clima ou pela recepção das pessoas, nos EUA o governo sabe como tratar as pessoas.

Por lá, tudo funciona com o foco na qualidade de vida de todos, qualquer pessoa consegue perceber a diferença nos mínimos detalhes. Como por exemplo, o preço do combustível, que é muito mais barato que no Brasil, assim como o preço da alimentação, inclusive em restaurantes.

Mas não se trata apenas disso, se trata de ter liberdade de ir e vir sem risco nem medo de ser assaltado. Podendo frequentar com a família passeios ao ar livre e visitar inúmeros museus e parques espalhados pelo país.

Como conseguir um visto nos EUA

Agora que te deu ainda mais vontade de sair do Brasil rumo aos EUA, queremos abordar a questão dos vistos. Por mais que existam muitos brasileiros que conseguem entrar de forma ilegal, não recomendamos isso. Você deve tentar conseguir um visto e ficar dentro da lei por lá.

Nos EUA existem diversos tipos de vistos, qualquer cidadão pode dar entrada em um visto desde que ele tenha todos os pré-requisitos. Vamos abordar os mais importantes agora.

Visto americano tipo B1 – Negócios e acadêmicos

Esse visto é destinado para quem vai fazer viagens a negócios, também pode ser usado para trabalho voluntario. Normalmente, quem busca ir para estudar, precisa de um visto F1, mas dependendo do caso, como em casos de oradores e palestrantes, também é possível solicitar o visto B1.

Visto americano tipo B2 – Turismo e tratamento médico

Esse é o tipo mais comum, ele é direcionado para quem quer apenas conhecer o país. Quem decide tirar esse tipo de visto precisa preencher um formulário DS-160, pagar a taxa do visto e com o passaporte em dia, apresentar os documentos necessários e prosseguir com a identificação pessoal e entrevista.

Visto americano tipo H – Trabalho temporário

Esse visto é destinado para quem foi contatado por uma empresa americana, assim a empresa deve alegar que não encontrou um profissional qualificado no EUA. Dessa forma, a empresa faz uma petição de trabalho ao serviço de imigração para dar entrada o visto.

Visto americano tipo F1 – Estudantes

Se alguém busca fazer faculdade nos EUA ou outro tipo de instituição de ensino americana, é preciso solicitar o visto que falamos anteriormente o F1. Para isso, será preciso que a escola emita um formulário I20, mais conhecido como Certidão de Elegibilidade e que registre o aluno no sistema SEVIS e outros procedimentos. Mas caso você esteja buscando outra solução, como uma faculdade a distância nos EUA, vamos te dar uma dica no fim do texto.

Visto americano tipo L – Trabalho temporário transferido

Se uma empresa multinacional quiser transferir um funcionário para os Estados Unidos, terá que providenciar o visto americano tipo L1, usado para transferência dentro da mesma empresa, porém, existem algumas condições.

  • O funcionário deve ocupar um cargo do nível de gestão ou executivo;
  • Deve ser altamente qualificado e específico;
  • Tem que estar na empresa há mais de um ano.

Estes são apenas alguns dos tipos de vistos para entrar legalmente nos Estados Unidos, o melhor a se fazer agora, é ter em mente qual o seu objetivo, caso queira migrar para os EUA. Sendo para trabalhar, estudar ou passear, saiba que será uma ótima decisão, em todos os aspectos.

Mas como falamos anteriormente, se você planeja ir para os EUA em breve ou já está aí e pensa em fazer uma faculdade, saiba que existe uma ótima opção para estudar a distância em uma faculdade de qualidade e muitas opções de cursos, clique aqui e saiba mais.

Fique à vontade para tirar eventuais dúvidas conosco, o nosso site tem o objetivo de ajudar todas as pessoas que buscam informações sobre os Estados Unidos ou assuntos sobre o exterior.

Se você acha que essa leitura pode ajudar um amigo seu, envie para ele!

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!