Entenda o papel da logística no comércio exterior
24/06/2020

Você já imaginou o tamanho da operação que acontece do momento em que alguém faz uma compra online até o instante em que essa pessoa recebe a mercadoria? E se essa entrega envolver transação entre países diferentes, com especificidades como legislação, escolha do meio de transporte mais rápido e até questões culturais? O planejamento logístico é fundamental para o sucesso de qualquer projeto que envolva compra e venda, e essa relevância é ainda mais clara em processos de relações internacionais.

Chamamos de logística todo o processo de gestão da entrega, e por isso muita gente confunde com transporte. O envio dos materiais é parte fundamental, sim, mas está contido em um quadro muito mais amplo, que abarca fatores como a disponibilidade de insumos, a capacidade produtiva e o gerenciamento de custos de equipe para dar conta de cada pedido, por exemplo.

É a área de logística que coordena, portanto, todos os movimentos de uma empresa interna e externamente. Da compra de materiais até a entrega, passando por todas as etapas de produção, é esse o setor responsável por gerenciar prazos e a qualidade da entrega.

Planejamento logístico é importante para o custo-benefício de operações comerciais
Crédito: Unsplash

Como a área de logística atua no comércio exterior

Independentemente do porte ou do ramo de atuação da empresa, a área de logística atua inicialmente na gestão de insumos e materiais. Essa etapa é fundamental para quem vende para outros países – afinal, o nível de confiança que as pessoas têm na marca depende também da capacidade de cumprir o que foi anunciado.

A partir do controle de estoque e da gestão dos prazos de produção, o papel principal da área de logística é o transporte. Segundo levantamento da CNI (Confederação Nacional da Indústria), que ouviu 847 transportadoras brasileiras, encargos no transporte são apontados como o principal inimigo para escoamento de produções.

Na mesma pesquisa, empresários apontaram custos de portos e aeroportos como o maior desafio para o comércio exterior no Brasil.

Logística é normalmente associada apenas à entrega, mas é um processo que permeia toda a produção
Crédito: Unsplash

Características do Brasil x necessidades

Um aspecto fundamental para qualquer planejamento logístico é a especificidade. O roteiro montado para uma operação que dependa de refrigeração, por exemplo, não pode ser igual ao de uma empresa que trabalha com materiais não perecíveis. Nesse contexto, é importante pensar nas características do país em que a companhia decide operar.

No Brasil, por exemplo, o transporte de carga em âmbito interno é feito majoritariamente por estradas e com uso de caminhão. Embora esse transporte rodoviário tenha bom índice de eficiência, existem fatores diretamente associados, como alto custo e a taxa de risco.

Cabe ao setor de logística, portanto, considerar questões como o estado das rodovias nacionais, o risco causado pela falta de segurança e a própria deterioração de veículos / produtos durante esse processo.

Em quais pontos a área de logística atua:

Estabelecer um diálogo produtivo com clientes e fornecedores;
Escolher o modal de transporte mais adequado;
Separar, embalar e marcar os produtos;
Separar a documentação necessária para o transporte;
Providenciar licenças e despacho aduaneiro;
Quitar taxas e tributos relacionados à operação;
Contratar seguro de transporte de cargas;
Monitorar o deslocamento das mercadorias;
Padronizar as operações;
Mitigar erros e reduzir custos;
Zelar pela experiência do cliente entre a compra e o recebimento do produto

Quem pode trabalhar com logística

O papel de planejamento logístico nas empresas é desempenhado por um profissional chamado analista ou operador de logística. O perfil das pessoas que trabalham nessa seara demanda organização, preocupação com detalhes, assertividade na comunicação com clientes e fornecedores, capacidade de gestão de ativos e recursos, olhar sistêmico e capacidade analítica.

Outro aspecto relevante é que um profissional de logística precisa é revisar processos. Pessoas que trabalham na área necessariamente devem olhar para cada uma das etapas e procurar constantemente caminhos para evolução.

Direção,
Marcus Vinicius Tatagiba.

Leia mais:

Conheça o MBA Gestão de Logística Internacional da Abracomex
Conheça o MBA Executivo em Comércio Exterior

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!