O que se aprende no curso de gestão de negócios internacionais?
19/02/2020

Todo início de ano renovam-se os desejos para uma nova carreira ou um aprimoramento para alçar novos voos. A realização pessoal, qualidade de vida e um patamar acima na carreira são expectativas criadas. Pensando nas perspectivas do mercado atual, o curso de Gestão de Negócios Internacionais pode ser a especialização ideal. A área é focada especialmente para o aperfeiçoamento das relações comerciais e de mercados entre países. Um caminho muito interessante a ser pensado dentro do comércio exterior.

Antes de tudo é preciso separar dois campos diferentes: negócios internacionais e relações internacionais. A carreira de relações internacionais tem como atuação a compreensão das relações entre os países. Atuando assim com consulados, assessorias, instituições públicas, etc.

Os negócios internacionais por sua vez, atuam com foco em gestão financeira, logística, câmbio e marketing. Perceba a proximidade muito maior com os assuntos intrínsecos ao comércio exterior.

Com esse artigo, falaremos sobre o curso de Gestão de Negócios Internacionais e o campo de atuação após os estudos. Quer conhecer esse recorte do mercado? Acompanhe.

Capacitação em Gestão de Negócios Internacionais

A capacitação para Negócios Internacionais pode ser feito na graduação ou como uma especialização, por exemplo, uma MBA. O curso é destinado para profissionais que desejam obter ou aprimorar os seus conhecimentos técnicos no ramo. Com o intuito de implementar as diversas formas de negócios internacionais.

A capacitação é moldada por ferramentas efetivas para execução de um trabalho com competência. Além de possuir uma visão macro, ainda destina a análise de específicas áreas como: logística, finanças e marketing. Ampliando, desta forma, a visão de negócio. 

O conhecimento verte para o entendimento das atividades com compreensão de liderança, planejamento, monitoramento e organização. Quando falamos sobre Gestão de Negócios Internacionais, tratamos de um trabalho com empenho de metas e objetivos. O estudo parte em identificar formas de cumprir as metas de maneira efetiva, promovendo, assim lucratividade para a empresa.

O aprendizado fornece ao estudante a possibilidade de conhecer e aplicar técnicas e ferramentas diversificadas. Além disso, induz a busca constante de novas tendências quanto a instrumentos para um trabalho positivo. 

O comércio exterior pede a seus profissionais um olhar inovador e estratégico. A área de negócios internacionais também estabelece a valorização da criatividade, possibilitando de forma ágil a solução de problemas. Essa visão já deve estar presente no momento do aprendizado.

Curso de especialização

É certo que a experiência e vivência no campo de atuação são válidas e importantes para colocação no mercado. No entanto, para ingressar nos negócios internacionais é muito importante a realização de um curso específico. 

A  MBA levanta o debate e análise de conceitos quanto a atividade comercial e financeira. Como por exemplo, estruturas de mercado, regulamentos e normas voltadas às negociações internacionais. Explanando também sobre os mecanismos de negociação na vertente econômica, financeira, legal, fiscal e cambial.

O estudo permeia tanto pela área de exatas como de humanas. Sendo assim, o conhecimento abordará temáticas de Economia, Comércio Exterior, Direito, Finanças e Logística Internacional, outras disciplinas. A compreensão e olhar do aluno será completa para uma atuação de competência, visando a complexidade do mercado.

Algo que os alunos devem ter em mente, é o estudo de línguas estrangeiras, preferencialmente o inglês. Devendo em paralelo a qualquer curso de graduação ou especialização dedicar ao conhecimento de um novo idioma. O mercado de trabalho e as interações profissionais demandam essa qualificação. 

O objetivo do curso é transmitir aos alunos conhecimento sobre as realidades quanto a gestão de negócios internacionais. Podendo assim ter competência para compreender e integrar as culturas diversificadas e seus diferentes valores. Para assim, ao final de seu aprendizado o profissional poder:

  • trabalhar para impulsionar um negócio em âmbito internacional;
  • dominar a gestão em qualquer parte do mundo diante de suas complexidades;
  • relacionar-se com diferentes culturas promovendo as negociações em acordo;
  • realizar o gerenciamento de políticas externas.

Perfil do profissional de gestão de negócios internacionais

Os profissionais com mente empreendedora e atenta ao mundo empresarial possuem um ótimo perfil para a carreira. Para uma adequação apropriada ao ramo é preciso ter interesse ao mundo econômico e suas mudanças e variáveis.

O curso de MBA de negócios internacionais possui uma maior procura e foco a diretores, gestores, consultores, empresários e executivos. Assim como, profissionais em busca desses cargos e que pretendem crescer em suas carreiras. 

Mercado de trabalho

Após a conclusão de seu curso de Gestão de Negócios Internacionais, o profissional poderá atuar em um amplo mercado. Podendo estar presente tanto em empresas nacionais, como as internacionais. As maiores empregadoras são as empresas destinadas à importação e exportação de seus produtos. No entanto, pode haver boas oportunidades em:

  • empresas que atuam com processos de financiamento;
  • bancos;
  • empresas com foco em logística a nível internacional;
  • companhias de seguro;
  • instituições públicas com foco no controle de operações e atividades do comércio exterior.

Os profissionais com formação na área de negócios internacionais são muito procurados pelas empresas. Mesmo em era de crise, a busca é contínua por conta da capacitação e a chance de poder agregar novas estratégias para a empresa. Atuando de forma ativa nas negociações de importação e exportação.

A globalização tem impulsionado cada vez mais empresas a buscar e encarar novos mercados. A complexidade de realizar o processo de importação e exportação requer análise clínica, uma vez que está lidando não só com uma língua distinta. Em todo o processo há valores, culturas, normas e legislações diferentes e específicas.

Por esta razão, a sua valorização no mercado é tão acentuada. Pois o curso favorece o olhar minucioso, inovador, estratégico e criativo. Podendo intervir favoravelmente para os negócios e possibilitando a chance de um crescimento rápido no mercado externo.

A importância da gestão de negócios internacionais

A área de negócios internacionais busca um complemento para todo o trabalho administrativo das empresas. Quando inserimos o termo gestão, ampliamos o conceito para uma análise moderna. Valorizando aspectos não só lógicos e matemáticos, mas de processos e relacionamentos. Fatores que impactam consideravelmente nos resultados de uma empresa.

A visão inovadora diante da competitividade também faz parte da importância do gestor de negócios internacionais. A sua atuação está ligada diretamente na inteligência do mercado, como uma forma estratégica de investigar o cenário de atuação. Possibilitando insights para os processos de negociações com os países.

Identificando por meio de uma análise crítica como atuar diante das necessidades do público e seu comportamento de compra. Entendendo a colocação da concorrência diante do mercado, as suas fraquezas e forças. Ser inteligente no mercado é poder antecipar-se e ampliar as suas capacidades inovadoras com o intuito de surpreender.

Conclusão

As empresas que almejam um sucesso  e crescimento internacional somente terão sucesso se aliadas a um gestor de negócios internacionais. O curso é um salto importante para os profissionais que almejam um crescimento na carreira. Participante ativo das operações de comércio exterior é peça indispensável para tornar vivo o processo.

Apesar de empresas envolvidas com exportação e importação terem a maior parcela de empregabilidade, os campos de atuação são diversos. Justamente, por entenderem a competência e importância desse profissional junto a equipe.

O curso de MBA é uma ótima forma de manter-se atualizado e aprimorar seus conhecimentos. A Abracomex oferece o aprendizado em EAD para motivar e promover praticidade para seus alunos. Além disso, também fornece a dupla certificação, ponto importante para aqueles que pretendem realizar voos mais altos.

Com o intuito de aprimorar os seus conhecimentos, clique aqui e conheça agora mesmo o nosso curso de Gestão de Negócios Internacionais. 

Direção,

Marcus Vinicius Franquine Tatagiba.

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!