Consolidação de cargas: o que é e como fazer?
11/06/2019

A consolidação de carga é uma técnica simples de entender, e que se aplicada de forma correta, levará a uma redução dos custos e o espaço disponível será aproveitado de maneira mais eficaz.

Ficou curioso sobre essa técnica? Continue a leitura para entender melhor sobre a consolidação de carga e sua importância.

1- O que é consolidação de carga?

Basicamente, a consolidação de cargas consiste em alocar mercadorias pequenas para formar um único e maior montante, assim, agilizando seu armazenamento e transporte. A consolidação de carga pode ser feita durante a coleta, armazenagem ou até na distribuição dos fretes.

Um exemplo simples de consolidação é quando vários fornecedores de produtos enviam suas cargas dividindo o mesmo espaço de armazenamento, seja em um contêiner ou em um armazém.

2- Quais as vantagens da consolidação de cargas?

Com a consolidação de produtos, os custos de frete poderão ser reduzidos e o serviço prestado ao cliente terá mais qualidade.

O controle das cargas também é facilitado pela consolidação: já que com menos containers e módulos, será mais fácil encontrar, analisar e verificar as mercadorias, o que poupa bastante tempo.

Outra grande facilidade da união de cargas em um mesmo container é a de, ao concentrar o processo logístico em um único módulo, as despesas referentes a transportes e armazenagem da carga será o mesmo do que o de uma importação única.

Essa técnica também ajuda a economizar no combustível, evita erros na logística distribuição e otimiza o espaço de armazenamento. Estas melhorias permitem que mais mercadorias sejam transportadas todas de uma só vez.

3-  Quais as desvantagens da consolidação de cargas?

A principal desvantagem da utilização desse tipo de prática é o fato de que, se uma das mercadorias do container não for liberada, todo o módulo ficará retido e em certos casos, será necessário para ao terminal para que seja feita a desova e o transporte do restante da carga.

Além disso, em caso de roubo, toda a mercadoria será levada, o que causará um grande prejuízo para toda as empresas envolvidas no processo.

4- Como fazer uma consolidação de carga?

Para fazer uma consolidação de carga, deve-se estar atento a quais mercadorias  que podem passar pelo processo de consolidação (itens como remédios não devem ser armazenadas junto a produtos químicos, por exemplo). As mercadorias devem estar embaladas corretamente, e respeitando o máximo de volume permitido para que sejam empilhadas.

Assim, tendo em mente que a consolidação de carga é uma técnica simples e que garante maior controle e agilidade no armazenamento e transporte da mercadoria, que tal aplicá-las a seu negócio e otimizar sua logística?

Direção,

Marcus Vinicius Franquine Tatagiba

 

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!