O Despacho Aduaneiro é importante e necessário para qualquer empresa que lide com importação ou exportação de produtos. E para que essa atividade se dê de forma mais prática e rápida, separamos algumas dicas de como realizar esse processo.
Organizar a logística de transporte de forma prévia
Quais serão os custos envolvidos no processo? Será necessário emitir algum tipo de licença especial? Como será enviada a mercadoria? Responder a essas questões de forma antecipada fará com que todo o processo de despacho aduaneiro se dê de forma mais rápida.
Um dos fatores que clientes e parceiros mais levam em conta durante uma compra é o tempo de entrega, por isso, já se antecipar poderá trazer uma experiência muito melhor para os seus compradores, além de também diminui o tempo entre o transporte até a descarga no destino final.
Organize um follow up de processos
Podem surgir vários processos de importação acontecendo ao mesmo tempo, e o despacho de cada um deles precisa ser feito de maneira ágil. Por isso, é importante delimitar o andamento das etapas e controlar cada uma separadamente.
Por exemplo: uma mercadoria ainda pode estar na origem, enquanto outras estão em trajeto ou chegando ao destino final. Como são muitas etapas durante o processo de importação, organize-se para que não confunda cada processo.
Cheque o limite do RADAR
O despache de produtos só pode ser feito mediante cadastro prévio no RADAR (Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros). Durante a inscrição, você encontrará diversas submodalidades do RADAR, e deverá escolher aquela que se encaixa melhor com a realidade da sua instituição:
Express: Ideal para pequenas empresas. Permitido importar até U$ 50 mil por semestre.
Limitado: É indicado para empresas iniciantes no ramo das importações. Seus valores estão limitados, sendo possível importar de U$ 50 mil à U$ 150 mil em produtos por semestre.
Ilimitado: Feito para empresas maiores e que já tenham um longo tempo de atuação no mercado exterior. As comercializações podem ser feitas acima de U$ 150 mil por semestre.
Faça um curso de Despachante Aduaneiro
Se especializar na área fará com que você se atualize com o processo aprenda maneiras de otimizar ainda mais esse processo dentro da sua empresa ou para os seus clientes.
A Abracomex oferece o curso de Despachante Aduaneiro, com conhecimentos práticos e teóricos sobre a profissão. Para saber mais, acesse a nossa página sobre o curso!
Direção,
Marcus Vinicius Franquine Tatagiba