Confira dicas para realizar despacho aduaneiro
07/06/2019

O Despacho Aduaneiro é importante e necessário para qualquer empresa que lide com importação ou exportação de produtos.  E para que essa atividade se dê de forma mais prática e rápida, separamos algumas dicas de como realizar esse processo.

Organizar a logística de transporte de forma prévia

Quais serão os custos envolvidos no processo? Será necessário emitir algum tipo de licença especial? Como será enviada a mercadoria? Responder a essas questões de forma antecipada fará com que todo o processo de despacho aduaneiro se dê de forma mais rápida.

Um dos fatores que clientes e parceiros mais levam em conta durante uma compra é o tempo de entrega, por isso, já se antecipar poderá trazer uma experiência muito melhor para os seus compradores, além de também diminui o tempo entre o transporte até a descarga no destino final.

Organize um follow up de processos

Podem surgir vários processos de importação acontecendo ao mesmo tempo, e o despacho de cada um deles precisa ser feito de maneira ágil. Por isso, é importante delimitar o andamento das etapas e controlar cada uma separadamente.

Por exemplo: uma mercadoria ainda pode estar na origem, enquanto outras estão em trajeto ou chegando ao destino final. Como são muitas etapas durante o processo de importação, organize-se para que não confunda cada processo.

Cheque o limite do RADAR

O despache de produtos só pode ser feito mediante cadastro prévio no RADAR (Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros). Durante a inscrição, você encontrará diversas submodalidades do RADAR, e deverá escolher aquela que se encaixa melhor com a realidade da sua instituição:

Express: Ideal para pequenas empresas. Permitido importar até U$ 50 mil por semestre.

Limitado: É indicado para empresas iniciantes no ramo das importações. Seus valores estão limitados, sendo possível importar de U$ 50 mil à U$ 150 mil  em produtos por semestre.

Ilimitado: Feito para empresas maiores e que já tenham um longo tempo de atuação no mercado exterior. As comercializações podem ser feitas acima de U$ 150 mil por semestre.

Faça um curso de Despachante Aduaneiro

Se especializar na área fará com que você se atualize com o processo aprenda maneiras de otimizar ainda mais esse processo dentro da sua empresa ou para os seus clientes.

A Abracomex oferece o curso de Despachante Aduaneiro, com conhecimentos práticos e teóricos sobre a profissão. Para saber mais, acesse a nossa página sobre o curso!
Direção,

Marcus Vinicius Franquine Tatagiba

 

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!