Comércio Exterior: o que faz? Tire todas as suas dúvidas sobre a carreira nessa área
26/12/2019

Comércio exterior, o que faz? Essa é uma dúvida muito comum a respeito da carreira em Comércio Exterior. Por ser uma área que abrange múltiplas possibilidades, surgem também muitas perguntas sobre as oportunidades de atuação. É comum surgirem dúvidas também a respeito do salário e sobre as especializações no setor. Por esse motivo, convidamos o prof. da Abracomex, Douglas Cândido, formado em Administração com habilitação em Comércio Exterior e MBA em Business Intelligence e Gestão de Negócios Internacionais, para responder algumas perguntas frequentes sobre a área. 

As boas perspectivas no mercado internacional colocam a carreira em Comércio Exterior em evidência. O profissional da área deve agregar múltiplas habilidades e ter uma visão empreendedora dos negócios. 

Principais dúvidas sobre a atuação em Comércio Exterior 

Confira as dúvidas respondidas por nosso professor Douglas Cândido:

  • Quais são as áreas principais que um profissional formado em Comércio Exterior pode atuar?

Prof. Douglas: Os profissionais de comércio exterior têm a possibilidade de exercer a função de forma autônoma ou como CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Podem atuar tanto no segmento da prestação de serviço (Trading companies/comerciais exportadoras ou importadoras, Comissárias de Despachos, Assessorias em Comércio Exterior, Agentes de Cargas, Terminais e outros) como no segmento da indústria e/ou comércio em qualquer pilar da economia (agroindustrial, metal mecânica, automobilística, moda, entre outros). 

  • Qual salário inicial de um profissional de Comércio Exterior no mercado hoje?

Prof. Douglas: O interessante para o  profissional de Comércio Exterior é exatamente a possibilidade de receber remunerações fixas (salários) ou variáveis (autônomo). As remunerações dependem do Estado ou da forma de atuação (fixa ou variável). A média das remunerações brasileiras de forma fixa é em torno de R$ 2.300,00 iniciais. As remunerações de forma autônoma dependem do tipo de serviço prestado, podendo ser por hora ou por “job“.

  • Quais habilidades uma pessoa que deseja se formar em Comércio Exterior precisa ter?

Prof. Douglas: Sempre digo que as contratações nessa área devem ser baseadas em habilidades profissionais e não apenas no conhecimento técnico. O conhecimento técnico pode ser alcançado através de uma boa formação na área. No Comércio Exterior, temos muitos temas envolvidos como: Direito, Economia, Administração, Contabilidade, Relações Internacionais, Logística, entre outros, e, para alcançar o sucesso, é preciso desenvolver habilidades para além do conhecimento técnico, como: Leitura – interpretação, Comunicação, Gestão, Línguas, Raciocínio Lógico, Análise de dados, Equilíbrio Emocional, Negociação, Dinamismo, Autoconhecimento, Flexibilidade, Relacionamento Interpessoal, Ética e Transparência.

As informações mudam muito rapidamente nesse segmento, e, por este motivo, os profissionais que tiverem maior sinergia às habilidades mencionadas serão capazes de tomar as melhores decisões ao longo de sua trajetória.

  • Quais especializações são consideradas como diferenciais para um profissional da área?

Prof. Douglas: Como disse, o profissional de comércio exterior precisa estar atento às informações locais e mundiais, pois mudam muito rapidamente. Por este motivo, adquirir conhecimento diariamente é condição mínima ou premissa básica. As especializações são uma ótima forma de se capacitar na área. As especializações abordam temas relevantes e contam com profissionais com experiência prática, que sabem o que não deve ser feito (o que para mim é ainda mais importante). Alguns assuntos que hoje são tendência nas especializações da área, são: Gestão de Negócios Internacionais, Gestão Aduaneira, Logística Internacional, Marketing Internacional, Gestão de Projetos e Business Intelligence – BI.

Saiba mais: https://www.abracomex.org/me-formei-em-comercio-exterior-e-agora

Agora que você já sabe algumas informações principais sobre a carreira em Comércio Exterior, é hora de tomar a melhor decisão da sua vida: ir em busca da sua qualificação! Aqui na Abracomex, você tem a praticidade de realizar o curso a distância, com professores altamente capacitados e certificação internacional. 

Não perca essa chance, acesse o nosso site ou entre em contato pelo whastsapp.

Direção, 

Marcus Vinicius Franquine Tatagiba.

 

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!