Caminhões voltam a descarregar no Porto de Paranaguá
02/06/2018

O Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná, voltou a recebeu caminhões para descarregar na tarde desta quarta-feira (30) após o início dos desbloqueios de rodovias no estado, de acordo com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).

Os veículos de carga estavam sendo parados em pontos de bloqueios por causa da greve dos caminhoneiros desde o dia 21 de maio. No período, o porto deixou de movimentar 648 mil toneladas de líquidos, cargas gerais, grãos, fertilizantes e outras.

Às 14h, os primeiros caminhões deram entrada no pátio de triagem para aguardar o chamamento e descarregar nos terminais. Em duas horas de operação, 52 veículos chegaram ao porto.

Com a liberação da estrada, são aguardados 1.168 caminhões nas primeiras 24 horas, o que representa cerca de 42 mil toneladas de soja, segundo o diretor-presidente da Appa, Lourenço Fregonese.

No início da tarde esta quarta, 37 navios aguardavam na baía de Paranaguá para descarregar ou carregar cargas. Outros 10 navios estavam atracados, sendo que cinco deles estavam operando normalmente com granéis líquidos, açúcar e cargas gerais.

Impactos durante a greve, segundo a Appa:

Caminhões: desde o início da paralisação, 18 mil veículos deixaram de descarregar no porto;

Ferrovias: o abastecimento via ferrovias se manteve igual no período;

Exportação: o Corredor de Exportação dos Portos do Paraná deixou de embarcar cinco navios de farelo de soja e um de soja, totalizando cerca de 300 mil toneladas;

Carga geral: no segmento de carga geral (açúcar ensacado, celulose e cargas rodantes, por exemplo), três navios tiveram impactos nos embarques, totalizando cerca de 71 mil toneladas de mercadorias;

Importação: na movimentação de fertilizante e cereais, deixaram de ser descarregadas 20 mil toneladas por dia, ou seja, 185 mil toneladas até esta quarta;

Granéis líquidos: cerca de 300 mil toneladas de líquidos deixaram de ser levadas pelos navios;

Conheça o Curso de Formação para Analista de Logística em Comércio Exterior da Abracomex. Clique aqui e visite a página do curso.

Fonte: G1 Paraná

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!