Bolsonaro faz visita a Donald Trump: o que esperar desse encontro?
19/03/2019

Depois de um longo período de comparações entre os dois presidentes nas redes sociais, o atual presidente da república Jair Bolsonaro embarcou para os Estados Unidos na manhã de domingo (17) para se encontrar com o presidente americano Donald Trump.

A reunião acontece no dia 19, terça-feira, mas vários veículos de mídia já especulam o que poderá sair desse encontro e como se dará a relação entre Brasil e EUA nos próximos anos.

Base de Alcântara

É possível que alguns acordos sejam assinados, entre eles o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas, que dará acesso aos Estados Unidos de lançar foguetes e satélites na base de lançamento de Alcântara, que fica no estado do Maranhão.

O interesse americano na base brasileira se dá pela sua localização privilegiada: ela se encontra em um ótimo nível de latitude na Zona Equatorial. A vantagem é que ela permite o uso máximo da rotação da Terra para impulsionar seus lançamentos, o que resultará em uma economia de 30% no combustível utilizado.

Crise na Venezuela

Também poderá ser abordado na terça sobre a crise instaurada na Venezuela. Ambos os países se declararam totalmente contrários ao regime instaurado por Maduro, resultando em atrito entre os países.

Os presidentes reconhecem Juan Guaidó (presidente autoproclamado da Venezuela) como representante legítimo do país, e planejam uma estratégia para que Maduro deixe seu cargo.

Outro assunto que poderá estar presente com relação à Venezuela será a criação de um novo plano para o envio de ajuda humanitária para os venezuelanos, estes que vêm constantemente sofrendo com a falta de água e comida no país, o que os obriga a emigrar para países próximos, inclusive o Brasil.

Adeus ao visto de entrada

Nesta segunda, dia 18, foi publicado em uma Edição Extra do Diário Oficial da União um decreto que impõe fim do visto de visita para americanos, japoneses, canadenses e australianos que vierem ao Brasil como turistas.

Não se sabe se viajantes brasileiros terão algum tipo de facilidade para viajar até os Estados Unidos, uma vez que o decreto é unilateral, ou seja, não valerá para quem deseja viajar para esses lugares.

Benefícios para o comércio

A aparente boa relação dos Estados Unidos com o Brasil poderá ser benéfica para quem importa ou exporta produtos do país, isso porque a tendência é que medidas para a facilitação da troca de mercadorias seja tomadas – como a diminuição de impostos, incentivos fiscais, criação de novas rotas de comércio, entre outros.

Empresas estrangeiras também podem se animar com a amizade e investirem no Brasil, o que aquecerá a economia e trará mais postos de trabalho para os brasileiros. Sem a necessidade de visto, a esperança é que mais turistas americanos cheguem ao país, o que também é bastante positivo do ponto de vista econômico.

O presidente Jair Bolsonaro viajou junto a uma comitiva de 6 ministros, entre eles Paulo Guedes (Ministro da Economia) e Sérgio Moro (Ministro da Justiça e Segurança Pública). O encontro entre os dois presidentes será privado e ocorrerá na Casa Branca. Vamos acompanhar para ver os possíveis desdobramentos desse encontro.

Direção,
Marcus Vinicius Franquine Tatagiba

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!