Exportação de frutas do Vale do São Francisco crescem em quase 121%
23/05/2016

O aumento é em comparação a 2015 em vendas para Europa, Ásia e EUA.  Na região do Vale do São Francisco, aumentou a exportação de frutas em quase 121%, comparando o mês de abril deste ano com o mesmo período de 2015. Com isso, os exportadores estão comemorando a quantidade de frutas vendidas para Europa, Ásia e Estados Unidos.

Na fazenda de Sílvio Medeiros, a exportação de manga e uva este ano teve um aumento estimado em 40%, se comparado com o mesmo período de 2015. “Com certeza as mudanças climáticas têm favorecido bastante a nossa região. A safra de uva do Chile acabou antes. No caso da manga, São Paulo terminou a safra antes também e com isso a nossa região teve uma condição mais atrativa no momento. Apesar de que no mês de Janeiro a gente perdeu tudo com uma tromba dágua. Mas, no momento os preços estão bem satisfatórios”, relata o exportador e membro da valexport.

De acordo com Medeiros, este ano os produtores de frutas do Vale do São Francisco vão focar na exportação. “Devido a atratividade do câmbio e também porque a gente está atravessando uma crise grande no mercado interno com 11 milhões de desempregados, vai haver uma queda de consumo no mercado interno. Então a alternativa que sobra para nós é exportar e aproveitar que a nossa região é competitiva, temos uma das melhores qualidades de frutas do mundo, de manga e uva e com isso, vamos tentar comercializar na janela europeia e americana”, ressalta.

As toneladas de caixas de frutas que saem das fazendas produtoras de frutas do Vale do São Francisco são encaminhadas para o Aeroporto Senador Nilo Coelho em Petrolina. Por isso, o terminal de logística de carga registrou um aumento de quase 121% no volume de exportação de frutas, se comparado o mês de abril deste ano com o mesmo período de 2015.

Para a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), esse aumento foi por conta do aumento no valor do dólar e da produção. As frutas chegam ao terminal e seguem de aeronave para abastecer os mercados do exterior. Entretando, houveram cargas dos estados de Sergipe, Bahia, Pará e Rio Grande do Norte.

A expectativa para o coordenador da Câmara de Fruticultura Irrigada do Vale do São Francisco, Jailson Lira, é que a exportação melhore ainda mais no segundo semestre deste ano. “O dólar do ano passado para cá deu uma melhora significativa e isso tem animado os produtores para se prepararem com as suas áreas para fazer um maior volume de exportação.

Algumas outras empresas de Pernambuco têm usado o aeroporto de Petrolina para poder destinar algumas cargas para o exterior, isso significa que a expectativa é boa. Neste último mês, tinha cargas secas de retorno e alguns produtores de sergipe e da Bahia aproveitaram esse expaço e mandaram frutas para o exterior também”, explica Lira.

Fonte: Globo e CNA

Assine nossa newsletter!

    Aceito a Política de Privacidade


    Aceito receber informativos por e-mail, SMS e WhatsApp.

    Precisa de Ajuda?
    Fale Conosco!